terça-feira, 30 de setembro de 2008

Lua: Mitos e Lendas

Lua, linda e mágica, conhecida e adorada por várias culturas de todo o mundo, desde a Antigüidade até os dias de hoje. A Lua tem a nossa admiração, sempre que paramos para observá-la no céu, iluminando as sombras da noite com sua luz prata. Todos nós temos uma ligação com cada fase da Lua, quarto crescente, cheia, quarto minguante e a nova.

Quando ela leva a água dos oceanos para lá e para cá, criando as marés altas e baixas, a Lua também tem influência sobre o corpo humano, humor, padrões de sono, saúde e os ciclos da mulher. Afinal no nosso corpo temos 70% (média) de água em nossa constituição física, que, por "coincidência" é a mesma relação de água e terra que temos na superfície terrestre.

A Lua é a personificação da mulher, da intuição e dos instintos mais profundos. Ela é um espírito livre, portanto não poder ter pensamentos racionais. Está ligada à família, ao nascimento, na cultura asteca eles a chamam de Xochiquetzal, que é a protetora dos amantes e companheira do Sol. Na cultura Maia chamavam de Ixchel, era uma divindade temida porque controlava as mares e as tempestades.

Da Lua surge a idéia do ciclo, vê-la surgir, crescer até chegar o seu máximo, depois minguar, escurecer e "desaparecer", mês após mês, muitos elementos contribuem para a importância mitológica da Lua, sua associação com a natureza ou seja tudo o que morre ciclicamente.

A Lua nova provou ser a melhor época para se plantar. As fases da Lua eram representadas cada uma delas por deusas diferentes, a Lua Nova era adorada pelos gregos como Artemis, Selene como Lua Cheia e Hécate como quarto crescente e minguante. Essas deusas foram sempre a mesma divindade, atuando de maneira a tecerem os poderes da Lua como imortal.

A Lua representa a Virgem, a Velha Sábia, e é chamada também de Mãe Sublime ou Grande Deusa.

PEDRAS ASSOCIADAS A LUA

Há milhares de anos as pedras sagradas são associadas a Lua:

Pedra Brancas: Lua Cheia ou Quarto Crescente
Pedras Escuras: Fase de Quarto Minguante ou Lua Escura

Alguns cristais tem uma simpatia com as energias fria da Lua, esses cristais alinham as nossas vibrações, nos dando sonhos mais nítidos, mais clarividência, maior compreensão emotiva e percepções mais profundas.
Os cristais tem um efeito de equilíbrio sobre o ciclo menstrual e a saúde emocional.

Cristais da Lua Cheia: Pedras brancas e claras, deverão ser usadas na fase crescente e Lua Cheia.

Celestite: Ajudam a ligá-lo com os seu espírito-guia, aos seres de luz que ajudam a iluminar o seu caminho através dos sonhos.
Equilibra o ciclo hormonal, acalma emoções instáveis e induz a sonhos lúcidos.
Água-Selenite Marinha: Ideal para o sonho, entrando em sintonia com o seu próprio espírito, obtendo à sabedoria e a orientação divina.
Azurite: Ajuda a harmoniza sua mente com o mundo psíquico.
Quartzo Claro: O quartzo claro pode ser usado para reforçar e guiar os raios lunares em cerimonias de cura e evocativas.
Pérola: Representam a pureza, transparência e graça, quem as usar terá boa saúde, a essência de flores de pérola pode ser usada para equilibrar as emoções, e para aumentar a confiança na sabedoria interior.
Pedras Circulares: Todas as pedras que forem esbranquiçadas podem ser usadas para fortalecer as ligações com a Lua.

Cristais da Lua Escura: Deverão ser usadas para preparar-nos para a fase minguante e Lua Nova.

Silex Sagrado: Protege do terror noturno e medos obtidos através do pensamento negativo.
Azeviche: Acalma os corpos, clareia uma mente pesada, ajuda a sair da depressão ou abatimento, limpa ambientes negativos que estejam prejudicando o sono.
Citrina: Atua como preventivo de pesadelos e terror noturno, dá suavidade a mente, as emoções, para que tenhamos uma boa noite de sono. Ajuda as crianças que tenham pesadelos a noite voltarem a dormir tranqüilamente.
Pedras Pretas: Você as encontra nos passeios a beira rio ou na praia, ajudam a clarear as idéias sempre que estiver confuso ou desorientado.

Setembro,2008 - Eliana Gironda Fücher

Referência Bibliográfica:
A Rainha da Noite - Haydn Paul
Apostila : O Poder da Lua - Patrícia Valente
Os Mistérios da Lua - Sally Morningstar

Um comentário:

Alice disse...

Oi
Gostaria de acrescentar a pedra da Lua, que é uma pedra associada a energia-mãe, e sua vibração traz paz e harmonia; a opala que desvia os olhares invejosos e, em meditação é usada para lembrar de vidas passadas, e a rodocrosita que melhora o estado do sono e é regida também por Vênus.
Um abraço
Maria Alice