terça-feira, 16 de setembro de 2008

EQUINÓCIO DA PRIMAVERA

Data do Equinócio da Primavera no hemisfério Sul será no dia 22 de setembro às 9h33 (GMT) ou 12h33 (horário de Brasília) e no hemisfério Norte será o Equinócio de Outono.

No final de março no final de setembro há dois dias nos quais os hemisférios norte e sul recebem a mesma quantidade de luz solar, e o dia e a noite possuem a mesma duração. A inclinação do eixo da Terra não está voltada para o Sol, mas forma um angulo reto com uma linha imaginária Terra-Sol.

O Sol está diretamente sobre o Equador, esses dias são chamados de equinócios.

Durante o ano enquanto a Terra realiza sua órbita em torno do Sol, parece ao observador aqui na Terra, que o Sol se move pelas constelações passando por cada uma no período de um mês.

Durante a noite, os planetas (também localizados no mesmo plano de órbita da Terra), podem igualmente, ser observados de acordo com sua proximidade com relação à várias constelações zodiacais, pois fazem a mesma trajetória que o Sol pelas constelações. Devido ao movimento da precessão cada vez que a Terra volta a determinado ponto de sua órbita (equinócio vernal) o eixo aponta para uma direção levemente diferente do céu.

O significado desta mudança é importante: a cada 21 séculos o Sol de equinócio aparece em uma nova constelação zodiacal.

Na década de 1990 o Sol estava em Peixes, há 2000 anos ocupava a constelação de Áries (equinócio vernal) e a seguir estará na constelação de Aquário. Daqui há 26 mil anos, no equinócio vernal (Primavera Hemisfério Norte) o Sol aparecerá na mesma posição na qual se encontra agora com relação ao zodíaco, ainda que na ocasião muitas estrelas estejam em outra posição.

No Brasil, no dia 22 de setembro às 12h33 (horário de Brasília) o Sol entra no signo de Libra, aonde teremos o equinócio da Primavera (Outono no hemisfério norte) , neste período o dia e a noite terão a mesma duração.

O melhor horário para celebrar este equinócio é na parte da manhã, pois na primavera é a época em que o Sol começa o seu caminho ascendente no ano, assim como a manhã é a época em que o Sol começa seu caminho ascendente em relação ao dia.

"As plantas enterradas no solo durante o inverno levantam suas cabeças, as folhas aparecem nas árvores, o zumbido dos insetos enche o ar e as cores vivas das flores primaveris dominam a paisagem. É tempo de recomeçar, de plantar sementes em nossos jardins e sementes para o nosso processo de crescimento durante o novo ciclo."

Setembro,2008 - Eliana Gironda Fücher

Bibliografia:
Cozinhando com Deuses, Jussara Machado - Ed.Madras
Celebrando Solstícios, Richard Heinberg - Ed.Madras

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom o texto!
Além de muito claro, é muito interessante inclusivo para leigos no assunto!
Parabéns e adorei!