terça-feira, 16 de setembro de 2008


Receitas para o Equinócio

BOLO DE MEL

Ingredientes :
03 ovos bem frescos
01 xícara de açucar mascavo
01 xícara de mel
suco de ½ limão
03 xícaras de farinha de trigo
½ xícara de chá de canela
01 colher de sopa de fermento em pó
01 xícara de amendoim descascado e moídos

Modo de fazer :
Bata as claras em neve, depois acrescente as gemas, misture e reserve. Misture os outros ingredientes numa tigela, menos o fermento e acrescente as gemas batidas com as claras,
Misture devagar e acrescente o fermento.
Asse em forno médio, em forma untada.
Se quiser, cubra com uma calda de chocolate.

PÃO DE CANELA

Ingredientes :
02 tabletes de fermento
01 xícara de leite
½ xícara de manteiga
01 xícara de açucar
01 colher de chá de canela em pó
01 pitada de sal
01 gema de ovo
Farinha de trigo o quanto baste.

Modo de fazer :
Aqueça ½ xícara de leite, quando estiver morno dissolva o fermento e junte 1 xícara de farinha de trigo, fazendo um mingau grosso. Ponha para crescer num lugar, tampado com um guardanapo. Junte o fermento crescido o açucar, o sal e o resto do leite mexendo bem.
Adicione farinha aos poucos, até que desgrude das mãos. Deixe crescer por 2 horas num lugar quente. Abra a massa com um rolo sobre uma superfície salpicada de farinha, até formar uma superfície quadrada de 1 cm de espessura. Misture a canela à manteiga, até que fique homogêneo. Espalhe com os dedos a manteiga sobre a massa numa camada fina, e ao movimento dos dedos invoque as energias vinculadas à primavera, de fogo, de calor, de amor, de fertilidade, e florescimento. Cubra bem de manteiga toda a superfície da massa.
Dobre as pontas do quadrado da massa em direção ao centro, como um envelope, e enrole com as mãos como uma bola. Ponha para descansar por 6 horas, coberto por um guardanapo, num lugar fresco.
Depois de 6 horas abra novamente e passe uma camada bem fina de manteiga com canela. Corte em retângulos de mais ou menos 5 / 7cm, deixe descansar 10 min. Abra cada pedaço com o rolo salpicado de farinha para não grudar, até ficar com +/- com 8 mm de espessura. Enrole na diagonal e dobre as pontas, em formato de Lua Crescente. Ponha para crescer num tabuleiro untado levemente com manteiga, num lugar quente. Pincele com uma gema de ovo ligeiramente batida.
Leve para assar em forno quente, pré aquecido
Rende 20 pãezinhos com 195 calorias cada.

Setembro,2008 - Eliana Gironda Fücher

Bibliografia:
Cozinhando com os Deuses, Jussara Machado - Ed.Madras
Celebrando os Solstícios, Richard Heinberg - Ed.Madras
Fases da Lua, Noga Lubcz - Ed.Madras
Livros disponíveis à venda na Regulus

Nenhum comentário: